Lapão tem o pai de santo mais jovem da Bahia: Dijalma de Ogum

Publicado: 16/07/2010 em Jornalismo
Tags:, , , , ,

Dijalma de Ogum

Por Pedro Moraes

Respeitado pela comunidade e por integrantes mais velhos da religião, o jovem Dijalma dos Santos, de 19 anos, ou simplesmente Dijalma de Ogum, líder do terreiro Ylê Axé Orixalá no bairro Ida Cardoso em Lapão, é reconhecido pelo programa do governo federal “Terreiros do Brasil” como o pai de santo mais jovem da Bahia. Dijalma que herdou os conhecimentos da avó dona Rosália, que tinha um terreiro em Lagoa do Gaudêncio, comunidade remanescente de quilombola, conheceu a religião ainda pequeno e logo sentiu a vocação para o candomblé. “Comecei zelar de santo (cuidar das imagens e do ambiente) com apenas sete anos, observava ela fazendo as obrigações dela no terreiro e sempre tive vontade. Três anos depois, com dez anos, minha avó parou e comecei a herdar as coisas dela,  meu tio jogou os búzios e os orixás me apontaram como o seu sucessor. Fiquei alguns meses me preparando e me tornei pai de santo. A primeira vez que incorporei foi muito forte, senti uma força que não sei de onde veio. Certa vez tentei parar, mas a força dos orixás foram maiores que a minha e sigo até hoje.” lembra Dijalma.

O terreiro Ylê Axé Orixalá é uma casa de Oxalá, com predominância da cor branca, com imagens, incensos e velas. O local tem as portas pintadas de azul, uma referência a Ogum, orixá guia de Dijalma. O local é frequentado por diversas faixas etárias, não e difícil ver crianças e adultos dividindo o mesmo local respeitando Dijalma como líder e conselheiro espiritual. “A relação é de pai. Muitos me chamam de padrinho. Temos filhos de santo nessa casa que vai dos 4 a 50 anos. Crianças ou adultos todos me respeitam. Muitas pessoas nos procuram em busca da paz, às vezes por falta de saúde e trabalho ou até desavenças sentimentais. Elas chegam para pedir conselhos e serem ouvidas, converso  muito com elas e fazemos orações. Algumas vezes indico uns banhos, com plantas da mata, morada de Oxossi. Os banhos com as folhas de Ossanha, trazem paz, força e afasta os espíritos ruins que estão por perto atrapalhando alguma coisa, muitos deles com apenas um banho já se sentem melhor.” Revela o pai de santo .

Social – O terreiro de Dijalma realiza frequentemente aulas com pessoas interessadas sobre a cultura negra, falando de ensinamentos do candomblé com as histórias dos orixás e os cânticos ajudando a preservar e imortalizar a cultura afrodescendente.  “Também ajudamos pessoas a se libertarem de vícios e de coisas ruins desse mundo, aqui mesmo veio um rapaz alcoólatra, ele com a mulher bebiam bastante deixando a família desestruturada. Ele veio aqui, conversamos muito e trabalhamos para resolver isso. Agora ele está aqui conosco e largou o vicio”.

Preconceito – Apesar ser uma religião secular, o candomblé, assim como outras manifestações da cultura negra ainda

Vestido com roupas em homenagem a Ogum

recebem represárias e preconceitos por diversas pessoas.  Não seria diferente por aqui. Apesar de afirmar não se incomodar, o pai de santo Dijalma diz que até viatura policial esteve no terreiro. “Tinha uma senhora que dizia que fazíamos coisas para o diabo, chamou a polícia uma vez, mas ela nunca conseguiu fazer nada demais conosco. Existe muito preconceito, mas em nove anos de trabalho, percebo que já mudou muita coisa, não tenho vergonha de mostrar as pessoas minha religião que é bela e prega o bem. Cada um segue o caminho que Deus abriu para seguir, por isso respeito todos que seguem outras religiões”.

About these ads
comentários
  1. Deoclides disse:

    Muito Bom!1 parabéns, eu sou de remanso e moro em Salvador conheço Dijalma há dois anos e já fiu a Lapão só para ver uma festa do Terreiro dele, a matéria ficou ótima, era merecido esse destaque do trabalho que desenvolve. Parabés ao Keta Moço!! vou divulgar.

    • Marcia disse:

      Gostaria do numero do telefone para que eu possa falar com o pae de santo Dijalma do ogum, estou realmente fazer um consulta com ele, nao moro na Bahia por este motivo necessito seu numero… obrigado por favor me ajudem..

  2. Tony disse:

    Haverá o dia em que a intolerância religiosa será uma lembrança vergonhosa da qual desejaremos esqueçer, assim como o preconceito,a diacriminação, o Nazismo e tantas outras formas de perseguição ás coisas que não compreendemos bem. Respeiro á diversidade, a liberdade de culto bem como a outros direitos fundamentais são conquistas que sem dúvida levarão algum tempo para se tornarem fato, mas iniciativas como a do Jornal Keta Moço sem dúvida contribuem, informando e dando visibilidade ao que muitos tentam sufocar sob o pretesto de serem donos da verdade e de Deus. O Candomblé é uma religião complexa, muito elaborada cheia de poesia música e beleza é também uma Religião Libertária e revolucionária, contribuiu e ainda contribui muito para a formação de nossa cultura, seja na música, na culinária, na nossa história nos movimentos abolicionistas e na luta pela independência da Bahia, bem como na formação de nossa identidade enquanto Nação. Valeu Pedro, Axé!!!

  3. osvaldo disse:

    oi dijalma adorei sua historia mesmo estando resumida .mais gostaria de saber mais sobre vç, e o axé pois tabem sou e aparentimente tivemos o mesmo destino começar a vida espiritual cedo,um forte abraço aguardo resposta.

  4. Marcia disse:

    Marcia :Gostaria do numero do telefone para que eu possa falar com o pae de santo Dijalma do ogum, estou realmente fazer um consulta com ele, nao moro na Bahia por este motivo necessito seu numero… obrigado por favor me ajudem..

  5. Laudicelia disse:

    Olá a todos! Gostaria de saber onde mora o pai de santo Dijalma do Ogum, pois gostaria muito de conhecê-lo. Obrigada!

  6. pai marcos d xango disse:

    quero te parabenizar por essa conquista tao maravilhosa do seu irmao de fé marcos

  7. Ivan disse:

    eu trago a pessoa amada em 01 dia e levanto sua vida financeira e em todos os sentidos e coisa garantida quem interessar entre em contato pelo email ivancosta4@yahoo.com.br e passe seu problema que entro em contato e resolvo no mesmo dia. aguardo contato

  8. mario disse:

    gostaria de saber se iemanja dece no terreiro de umbanda e se ogum fala quando esta incorporado no médio

  9. Voce precisa aceitar a jesus porque nao adianta guanhar tudo e perder a propria alma porque o diabo ti odea voçe nao tem felicidade porque felicidade quem da e so jesus. Ele e que ama voçe

  10. PAI VAL DE OXOSI disse:

    É realmente o que lapão estava precisando, de um Otimo Pai de Santo como você. Fui morador de lapão a 10 anos e sei o quanto a população necessita de obter conhecimentos das culturas Afro. ass: Pai Val de Oxossi Macaúbas-Bahia.

  11. claudiana ramos da silva disse:

    fiquei sabemdo que a mae de ele falou que era para nos voutar

  12. joelcio disse:

    ola gostaria de lhe colheser por que comesei a trabalha asim sou bem novo mais eu acho que nao tem idade quando vc tem um dou parabem que todos que tao nesta vida que cada dia conquistaremos mais amor de nossos orixa pasei so pra te dar um oi e um axe

  13. SERVO DE DEUS disse:

    oi djalma eu sou jovem assim como vc tenho um recado que mandaram te dar…eu sou um simples mensageiro,ele diz eu sou o caminho a verdade e avida neguem vem ou pai se não por mim ! JESUS TE AMA! ACEITE A JESUS COMO SEU SALVADOR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

  14. rose disse:

    ola eu moro em salvador mais sempre vou a irece gostaria do enderco do pai de santo dijalma ou numero do telefone dele alguem sabe me informar?

  15. leonardo disse:

    adorei a materia.sou bem novo e e sou tipo um bruxo sou médiun jogo tarot leio a mão sou benzedeiro faço trabalhos.e tenho muito axé dos orixás.que tenha grande futuro pai Dijalma.muito axé!!!

  16. joelcio disse:

    oi sou joelcio babalorisa quero te desejar muintas coisas boa em sua vida que vc poça pasar muinta energia boa para todos que te conhece tambem faço consultas se alguem se enteresar entre no meu fase joelcio.ribeiro.12.facebook.com um abraço a todos

  17. tayla disse:

    oi ja fui um dos seus cariru eu amei poriso nao tenho nada cntra a voce

  18. taynara gomes disse:

    Meu tio bebi a34anos mim ajuda por favor!!

  19. gostaria de ser consultado para ver aminha vida

  20. isabel disse:

    gostaria do contato do pai dijalma

  21. jose robreto disse:

    eu quelia qui vc mim ajudase eu fica do lado da pessoa qui eu amo ´
    por favo tem como vc mim ajuda eu pago vc pelo seviço o mone dela e patricia gomes militao
    por favo mim ajuda eu fica feliz do lado de quem eu amo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s