Qual é o futuro do cinema? Quarto 666

Publicado: 16/07/2009 em Cinema, Jornalismo
Tags:, , , , , ,

Por Pedro Moraes

Na década de 80, o mundo cinematográfico estava permeado com uma problemática que surgiu com a efervescência do videocassete, o declínio do público nas salas de cinema e a falta de novas linguagens, desta forma, o cinema estava em crise. Muitos culpados apareceram, entre outros, a televisão. Wim Wenders sensível a esse incerto cenário, desenvolveu um trabalho memorável à época, o documentário Quarto 666.
Durante o festival de Cannes em 1982, Wim Wenders, reuniu em um quarto de hotel 14 diretores, (dentre outros, Godard, Herzog, Spielberg e Antonioni) aclamados pelo cinema comercial e alternativo para responder a pergunta: Qual é o futuro do cinema? Cada entrevistado ficava no quarto com a companhia de uma televisão ligada, câmera de 16 mm e gravador nagra, esse aspecto deixou o filme informal, conseguindo deixar os depoimentos bem espontâneos. Cada cineasta mostrou um pouco de se em um curto espaço de tempo, seja Herzog, tirando os sapatos e desligando a televisão ou Godard que tranquilamente fumava seus charutos, enquanto respondia com maestria a indagação.
Muitas respostas são memoráveis, o filme que é feito de forma simples, é rico em reflexões. Para Antonioni, não existe problema com a passagem do tempo, é necessária uma adaptação. Já Ana Carolina, enfatizou que o cinema eletrônico não interessa ao verdadeiro artista, Herzog, comenta que fazer cinema é mostrar o que não podemos ver.
A edição em DVD lançada no país, vem com um extra interessante, que possibilita ouvir os comentários de Wenders gravados vinte anos depois, auto- criticando a obra e explanando sobre cada entrevista. Destaque para os comentários sobre a entrevista de Herzog, Antonioni e de Fassbinder, que veio  falecer três semanas após a gravação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s