Entrevista – Wiccan, Priscila Mattos

Publicado: 27/07/2009 em Jornalismo
Tags:, , , , , , ,

“Eu protejo a natureza com orações. Quem sabe essas orações não inspiram os militantes ambientalistas? ”

Lua e sol, terra e mar. Esses são elementos divinos de um wiccan ou neo-pagão. Mas, o que é a wicca? Nessa entrevista com a wiccan Priscila Mattos, conhecida entre os praticantes da religião como “Pétala”, você vai conferir um pouco sobre desta misteriosa religião, que cultua os elementos da natureza como símbolos de supremacia espiritual.

Pedro Moraes: O que é a wicca?

Priscila Mattos: Simplificando é uma religião que cultua os elementos da natureza. Não existe para nós céu ou inferno, acreditamos que quando um wiccan morre ele vai para a terra da juventude, recuperar suas energias. A wicca também é conhecida como a religião da natureza, da deusa mãe, a religião das bruxas, enfim, vários nomes são  associados a nossa prática. Nosso Deus é real, é o mar, à árvore, as flores,  a divindade está em muitos locais. Nossa origem é ampla, existem várias vertentes, as que têm mais adeptos  são as que seguem as idéias Alexandrinas, Saxônicas e Célticas. Cada tendência tem suas particularidades, mas, todos seguem as ordens de um conselho Wiccaniano que prega em primeiro lugar que você não pode fazer mal a ninguém inclusive a você. Essa é a regra mais básica, porém, a mais complexa e importante.

R:  O wiccan pode ser considerado também um ambientalista?

PM: A principio não. Amamos toda e qualquer expressão ambiental, mas, nossa ligação com a natureza está mais ao espírito do que com a militância ecológica. Apenas acreditamos em um Deus natural. Porém, temos algumas pessoas iniciadas na religião neo-pagam que estão ligadas a ongs ambientalistas  daqui de Salvador. Uma coisa não interfere na outra.

R: A relação me parece extremamente alinhavada. Como ter a natureza como algo supremo e não lutar pela sua sobrevivência?

PM: Cada um luta de uma forma, como te disse, alguns wiccans são ligados aos movimentos ambientalistas outros não. Eu protejo a natureza com orações. Quem sabe essas orações não inspiram os militantes?

R: A religião das bruxas sempre foi perseguida pela igreja cristã. Como os Wiccans lidam com os católicos hoje?

PM: Um wiccan não tem o direito de ter raiva ou guardar rancor. A convivência por nossa parte é normal.

R: Muitos dizem que a deusa mãe é um indício de hibridismo cultural da Wicca com o cristianismo. Seria a Deusa mãe uma Maria dos católicos?

PM: A meu ver não tem relação. A deusa mãe pode ser associada a Gaya deusa grego-romana criadora do mundo, a mãe terra. Suas características são semelhantes.

R: Como funciona a ligação dos rituais da Wicca com a natureza?

PM: Para começar não temos templos. A wicca é uma religião ligada ao xamanismo, nossos ritos e magias são realizados em reservas, jardins, parques ou ao ar livre. Nossa energia vem desses locais. Tudo em nossa religião está ligada aos fenômenos naturais. Temos por exemplo o “Beltane” que é realizado rituais de fertilidade, comemorando a chegada do verão. Em nossas reuniões dançamos, cantamos e meditamos. Essa é a nossa forma de adorar os deuses da natureza,  criamos uma esfera de energia que ajuda a equilibrar o mundo.      

Nossos remédios são chás, porções a base de ervas medicinais, a aroma dos incensos também tem um forte poder de cura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s