Daniel Henrique, a magia do circo na pele do Palhaço Futuka

Publicado: 18/08/2010 em Jornalismo
Tags:, , , , , , , , , , , ,

Daniel, o Futuka: Com a máscara, esqueço problemas e encarno a missão de fazer sorrir

Por Pedro Moraes

Munido de calças largas, maquiagem, fantasias e sapatos largos, lá vem o colorido e engraçado Palhaço Futuka, um soldado da alegria, que em cada cidade que visita luta para levar o sorriso e acender o brilho nos olhos das crianças.  Espantando a tristeza, o personagem interpretado pelo artista circense Daniel Henrique é aclamado pela molecada e garante, ao lado de outros artistas, casa lotada para o Circo Húngaro, que já percorreu diversos estados como a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará.

O artista de 21 anos nasceu em Maceió-AL e adquiriu ao longo da vida sensibilidade e habilidade para desempenhar diversas funções. O treinamento começou aos cinco anos, com o número mundialmente conhecido como “atirar facas”. Em seguida, aprendeu malabares e, aos 16 anos, começou a interpretar o palhaço Maluquinho, que se transformou posteriormente em Futuka. Daniel explica que “no circo, todo mundo acaba fazendo várias funções, cada um faz um pouco de tudo”. Ele mesmo, faz divulgação no carro de som, ajuda na portaria,  dança, faz malabares e  dublagens, porém, o que mais gosta é de interpretar o palhaço Futuka: “Amo a vida do circo, nunca pensei em largar, a identificação é total”, confessa.

Daniel Henrique nasceu no circo e herdou a tradição de uma família circense, iniciada há muitos anos pelo bisavô João, cigano de origem húngara, e a bisavó, que era turca. Atualmente, a família está espalhada no Brasil, fazendo espetáculos em 12 circos.

Atualmente viver de circo é possível’

Daniel: Não acreditam que sou palhaço

– Sou da quarta geração e percebo que atualmente viver de circo é possível. Antigamente, era muito difícil, tenho primos que não aguentaram e saíram dessa vida para fazer coisas tradicionais como medicina e direito. Antes, os espetáculos não eram valorizados,hoje temos apoio da Funart, que abre vários editais de fomento à cultura circense  e contamos com um público maravilhoso que valoriza nossa arte. Os circos já se encontram em outro patamar –  ele argumenta.

O Circo Húngaro tem um ano e meio de fundado. Antes, os artistas trabalhavam em outro circo da família, o Delibano. Porém, com o crescimento da família, a tendência natural foi expandir.

– Conseguimos trocar uma caminhonete por uma lona, no começo, não tínhamos iluminação e transporte. Me lembro que no primeiro dia de espetáculo não tínhamos dinheiro,  estávamos zerados e para completar o dia da estreia faltou energia; no outro, a cidade sofreu com chuva forte; e, no domingo, deu pouca gente. Porém, não nos abalamos. E, graças a Deus, na segunda-feira, lotou. Foi ali que nossa história pôde ser continuada. Hoje, temos um trabalho mais profissional, antes de ir para uma cidade analisamos como está o comércio, a agricultura, o clima, se o local teve festas recentemente e só assim providenciamos as documentações necessárias para nos instalar e começar a produção – conta.

Casado com a trapezista Tuanny, o palhaço mora com os pais e irmãos em casas sobre rodas, conhecidas como “moto-home”. A vida nômade considerada charmosa para alguns e  louca para outros, não traz grande problemas e com o suporte virtual da internet eles conseguem construir e cultivar relações fora do circo.

– Amigos mesmo que criamos é mais da família do circo. São 28 pessoas que nos acompanha para todos os locais. Mas, mesmo não criando raízes nas cidades, conseguimos cultivar amizades sólidas, conhecemos alguém nas cidades e temos de 10 a 15 dias de contato. Às vezes é pouco, porém mantemos o relacionamento via internet ou telefone.  Tenho quatro perfis lotados no Orkut, uso o Twitter e meu MSN tem aproximadamente 6 mil contatos e toda vez que voltamos para uma cidade sempre acontece um reencontro – diz Daniel.

Com a máscara esqueço meus problemas’

Com as crianças, interação total

Daniel é muito mais quieto que o Futuka. Em uma rápida conversa dá para perceber que são duas identidades opostas, com poucas semelhanças. “Quando falo que sou palhaço quase ninguém acredita, até porque muitas pessoas não entendem que lá é um personagem, algo que não sou. Apesar de não conseguir ser a mesma coisa do palco fora dele, quando boto a roupa, a maquiagem e entro no picadeiro tudo muda. Não sei o que acontece, é instantâneo faço palhaçada na mesma hora como se estivesse fazendo isso sem parar há mil anos. Com a máscara esqueço meus problemas, broto um sorriso e encarno a missão de fazer o outro sorrir”.

Aparentemente, não é só o artista que esquece os problemas. Olhando para esse lugar mágico chamado picadeiro, a plateia eufórica incorpora a fantasia das cores onde as palmas e gargalhadas imperam. Mas, o que acontece quando as cortinas se fecham? As brincadeiras adormecem na realidade e os personagens lavam os rostos, voltando a ser pessoas normais, com lágrimas, fragilidades e defeitos como qualquer outra pessoa.

É por isso que ele  não gosta de falar que é palhaço. Teme que as pessoas – e principalmente as crianças – se desencantem. Como já aconteceu, aliás. “Teve uma mãe que veio ao circo, para que o filho me conhecesse pessoalmente e quando ele me viu, começou a chorar dizendo que não era o Futuka, isso me comoveu bastante, coloquei o chapéu fiz umas brincadeiras,  mesmo assim ele não se convenceu muito. As crianças  têm uma imaginação fantástica, adoro a forma que elas me olham e interagem comigo. Digo que moro na lua e elas inocentemente me tocam achando que sou de mentira. É mágico, não quero estragar isso” – encerra o artista.

comentários
  1. tauane disse:

    vc é o palhaço maxii lindoo e ingraçado ki eu jahh vi

  2. priscila disse:

    ola,adorei muito o circo hungaro,pricipalmente de você ;palhaço futuka.
    um que eu rir muito tambem foi a dupla sandy e junior,adorei todos os espetaqulos
    cada um melhor que o outro.
    bjos.adoro todos ao circo hungaro.

  3. priscila disse:

    OLA.
    adoro voc palhaço futuka, e todos espetaculos do circo hungaro.
    tambeim gosto do palhaço faisca, mais voce é muito mais super engraçado,gosto tambeim da tabata que faz numeros encriveis ,e pricipalmente adoro a dupla sandy e junior ,de você, o palhaço futuka, e do felipe.
    tambeim nau posso esquecer dos irmaos hungaro,eles sau um show.
    tem tambeim o marçelo que faz um espetaculo incrivel, e tambeim o homem que anda na corda de aço.
    adoro o circo hungaro, espero que ele volte pla mulungu do morro novamente.
    bjos.

    tauane :
    vc é o palhaço maxii lindoo e ingraçado ki eu jahh vi

  4. Futuuka leembra de miim
    tireei fto com vooc
    Te adoooro beeijoo….

  5. Iasmim Barreto (CAFARNAUM-BA) disse:

    Futuka, Voc é o palhaço mais LINDO e divertido que eu já vi.
    Adorei ter te conhecido Beeijos vou sentir muitaa faltaa sua “ME Liga que eu te dou um toque” rsrsrsrs 🙂 ~♥~

  6. Iasmim Barreto (CAFARNAUM-BA) disse:

    Futuka, Voc é o palhaço mais LINDO e divertido que eu já vi.
    Adorei ter te conhecido Beeijos vou sentir muitaa faltaa sua “ME Liga que eu te dou um toque” rsrsrsrs 🙂 ~♥~ Adoroo vooc

  7. Camila Barreto (CAFARNAUM-BA) disse:

    Hey Liindo,
    Tou aqui praa falar da pessoa maravilhosa & divertida que vooc é,
    te adoorey negooh, não so como palhaço[FUTUKA] mais tmb como Daniel Henrique;*
    Obriigada por ter vindo pra cá e por ter tirado umas “fotênhas” comigo ♥
    Beijoos, Jáa estou com saudades, volte sempre que poder 😉

    # By: CamilaBarretoHúngaro.

  8. Ingrid Barreto (CAFARNAUM-BA) disse:

    Oiie, adorei ter te conhecido,
    vooc é um ótimo artista & uma ótima pessoa tmb.
    Gostei muito de vooc mais oque eu mais gostei foi do jeito carinhoso de tratar o publico.
    Ameý tirar fotoos com vooc.
    Beijos, ” SE LIGUE DOIDO”
    By: Ingrid Barreto² 🙂

  9. andressa disse:

    oi futuka vc e o palhaço mais ingraçaddo que eu ja vi bjossssssssssss

  10. cleicy disse:

    o circo humgaro e o palhaço futuka e bom d+ amo todo aessa familha humgaro

  11. iris disse:

    iris :oi,além de vc ser lindo é engraçado gostei muito de vc te adoro bjin até a proxima tchau.acho que vc se lenbra de mim!!!!!!!!!!sou de jussara tá gatinho

  12. rute disse:

    vc e mick são lindos

  13. paulinha disse:

    adoro todos os espetaculos do circo…mais o melhor numero q eu acho é o do palhaço futuka e o do faisca eu adoro….

  14. josy disse:

    oi futuka vc e muinto gatinho c e o marcelo e o alan tb que pena que o alan não esta mas com voceis eu adoro o circo hungaro sem o palhaço futuka o circo nau e nada xauuuuuuuuu adoro vcs e a galerinha de itaguaçu espero que vc venha sempre aqui

  15. ana lucia disse:

    olá me add vc e muito lindo te gosto de montao viu nego

  16. sollange silva disse:

    futuka vooc é a pessoa mais doçe ki já encontrei.
    seu sorriso contagia e o seu olhar me fasina!!!
    adorei vooc e toda a sua equipe,o marcelo a tuanny ,rhuan e o mickey!
    mas vooc é diferente de todos eles, vai ter sempre um lugarzinho pra ti
    dentro do meu coraçionnn.

    ibitita espera por voocs!
    bjão

    • murilo disse:

      futuka voce e macelo e muito legal venha sempre aqui em ibitita eu e murilo samus muitos seus fa pergunta a manda macelo liga para murilo o numero do celula e esse 91402202 valel peixe se ligue
      e doido

  17. Tardelle castro''feijão'' disse:

    Moço o daniel é muito gente boa,
    e o palhaço futuka nem se fala
    Abração Brother e uma boa sorte nessa velha caminhada da vida
    Sucesso-

  18. Tardelle castro''feijão'' disse:

    Ibititá em 2011 lhe espera de braços abertos-

  19. atoniopedro disse:

    futuka voce e um cara muito legalemacelo tamabem venha sempre aqui em ibitita nos etamos de brasoas abertos para voces

  20. murilo disse:

    futuka voce e macelo e muito legal venha sempre aqui em ibitita eu e murilo samus muitos seus fa pergunta a manda macelo liga para murilo o numero do celula e esse 91402202 valel peixe

  21. murilo disse:

    bota mais fotos do circo na iternete

  22. murilo disse:

    se ligue doido se ligue doido se ligue doido

  23. Jonatan disse:

    beleza “futuka” vc e o cara, Nos de Barro Alto esperamos vcs em 2011 Haila se lique doido Turma da xuxa. abraço para todos

  24. Tinha disse:

    Oi!!! Não vejo a hora de chegar amanha p eu ir p circo aki em joao Dourado. Minha irma foi em Irece e amou.. disse que nao parava de dar risadas… rsrsr..
    Espero que seja ótimo o espetáculo amanha…
    Boa noite!!!!

  25. eu amei o circo quando ele venho pra cidade que moro joão dourado.não perde um dia de espetaculo eu e minha colega jaciara amamos todos os espetaculos pricipalmente quando era o futuka que apresantava{daniel} eu adorei amei tbm os outros palhaços eles todos foram muitos legais……espero que como macelo falou que se deus quizer em 2012 eles volta aqui pra nossa cidade novamente pra renovar as nossas rizadas amei tudo mesmo esse circo ta de parabens…bjosssss eu e minha amiga jaciara vamos senti a falta desse circo o circo do palhaço futuka.saudades….maiane e jaciara.

  26. gisele dos santos bitencourte disse:

    gostei muito do circo ungaro e pricipalmente do palhaço futuka parabens seu çirco e o maximooo

  27. gisele dos santos bitencourte disse:

    GOSTEI MUITO DE VOCE FUTUKA VOLTA AQUI EM JOAO DOURADO

  28. vitoria disse:

    futukinha. q pena q vc morreu quem matou vc é um indiota um burro pq mataria um palhaço tao
    bonito
    como vc !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. samira disse:

    ola futuka gostei muito do seu circo foi o melhor circo que ja vei aqui em joao dorado que pena que vc morreu quem ti matou vai pagar poriço beijos de samira lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • André disse:

      ia pagar e caro, pode ter certeza que ia pagar não só quem fizesse e sim toda a familia, mais graças a Deus ele ta vivinho não é certo estar inventando esse tipo de coisa.

      aproveitando pra deixar bem claro que nunca aconteçeu nada ele ta vivo.

  30. vitoria disse:

    futukinha . vc é lindo e o circo hungaro é o melho do mundo bjossssssssssssssss
    de vitoria ta meu lindo futuka
    bjosssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  31. André disse:

    Samira e Vitoria, vocês não tem noção das besteiras que vocÊs falam não??? devem ser duas crianças cheias de imaginação pra inventar uma coisa dessas, isso é conversa dizer que o Futuka morreu, quero que todos saibam que isso é uma grande mentira, ele ta mais vivo do que nunca.

    atenciosamente

    André Cordeiro.

  32. ana disse:

    Oi galera… nossa ainda bem q essa história é uma verdadeira mentira … GENTE O FUTUKA ESTÁ VIVO …. A família HUNGARO ESTARÁ DE VOLTA EM BREVE EM CADA CIDADE DA REGIÃO.. PARA ESBANJAR FELICIDADES A POPULAÇÃO…
    ESPERO Q VOLTEM LOGO ME MINHA CIDADE..
    ABRAÇO PARA TODA FAMÍLIA HUNGARO…
    ATT,
    ANA

  33. carol joao dourado,ba disse:

    oi estou passando para deixar um grande beijo no seu coraçao
    te dooloooooo
    BEIJOOOOOOSSS
    ah e volte sempre aki em joao douado

  34. OI LINDO COMO VAI ESTAMOS COM SALDADES VOLTE AQUI EM JOAO DOURADO TE AMO

  35. OI TUDO BEM NOS ESTAMOS SALDADE BJOS TE AMO LINDOOOOOOOOO VOLTA AQUI EM JOAO DORADO FIKA CM DEUS GHATHO…

  36. emilly disse:

    gue dia gue voçe ven agui tuani tabata

  37. YANY THALIA disse:

    JENTE MAS ESSA NOTICIA CHEGOU AQUI EM CANARANA TDB….. MAS GRAÇAS A DEUS QUE É MENTIRA IA SER UM DESGOSTO ETERNO PRO MUNDO…. PERDER UMA PESSOA TÃO BOA E LINDO…

  38. Micael Mágno (Aguada Nova) disse:

    Olá pessoal,

    Todos estão falando por ai que o palhaço Futuka está morto…
    Será??
    Ninguém sabe..
    E se ele está vivo, onde eh que ele tá??

  39. Ediclecio disse:

    E ai palhasos ta o maior comentario q o palhaso futuka morreu depois q saio daqui de aguada nova eu pesquisei e discubrie q eh uma grande mentira. Estamos esperando vc aqui novamente vlu sucesso p todos……..

  40. Pedro Moraes disse:

    Pessoal, o Palhaço Futuka não morreu! está vivo e fazendo show por toda Bahia. Inclusive ele foi destaque recentemente na Ed. 11 do Jornal Keta Moço!

  41. Edyclecio@ovi.com disse:

    Eu ja sabia q era so um comentario maudoso, grasas a deus. Pois eh mosada vcs deixaram saudades aqui em aguada nova, desejo a todos um enorme sucesso em retornem este e-mail disendo onde estao fasendo seus chows vluuuu…..

  42. Gabriela disse:

    Olá, este comentario sobre a morte do palhaco futuka chegou aqui na cidade de ibipeba ontem, gostariia de saber mais detalhes,porque minha irma cau e minha prima adriana apaxionaram por Futuka, e estao ansiosas por informacoes
    Obrigada

    • Pedro Moraes disse:

      Como já foi dito, o Palhaço Futuka não morreu. Foi apenas um boato. Ele está bem e continua fazendo shows pela Bahia. Tive notícias bem recentes dele e te garanto que tudo está bem.
      abs

      • gabi disse:

        Oi Pedro, e vc sabe me dizer o porque deste comentario. Nao sairia atoa por toda a microrregiao de Irece

  43. lidia disse:

    Vc fala nos contatos que tem via orkut, msn e twuiter mas não deixa disponivel pra quem ainda não os tem como amigo poder acessar

  44. futuka eu adorei a sua apresetacão foi
    muito boa
    eu sou yasmin mando um
    beijãooooopoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    para voçe.eu so sua fam e muitooooooooooooooooooooooooooooooo

  45. cleicy disse:

    futuka te adorrrrrrrro de mais nossa eu e minhas amigas ficou p da vidaaa quando estava esse boato aki em irece velho abalo a cidade todaaaaaaaaaa essa historia mais k bom q vc ja esta melhor bjs e muitas brikadeiras pra vc a mais eeiiiii doido volta pro cemiterio xau xau bjbjbjbjb amamos vccccccccccccccc

  46. victoria disse:

    futukinhaa amei seu circo e to com mtas saudades ta? espero que esteja bem…

  47. Larissa disse:

    oieee!!
    primeiramente quero dar parabéns à vc e tuany tabata.
    adorei os espetaculos do cico hungaro
    beijos!!
    se ligue doido!!! kkkkkk

  48. Charleane disse:

    Ola, Sou de Gameleira. Gostei muito do circo principalmente o palhaço futuka espero q o circo hungaro venha aqui de novo.
    Beijos!!

  49. Larissa disse:

    Ola palhaço futuka sou de Gameleira. E quero dizer q adorei todos os espetaculos.
    parabéns!! vc é um otimo artista.
    beijos.
    se ligue doido!!! kkkkkk

  50. thawanna disse:

    ha ta ate pareçe
    hummmm
    futuka morto
    ñ acredito
    quantas vezes ele ja morreu
    na coka do povo
    mas se caso for verdade q Deus o tenha

  51. sabrina disse:

    ola palhaço futuka quero dizer que eu gostei muito do circo prispalmente do palhaço futuca

  52. Jac Oliveira disse:

    O circo Hungaro esteve na minha cidade,mas infelizmente nao pude ir a nenhum espetaculo. Toda a minha familia amou!

  53. lais santana dos santos disse:

    oi futuca vc e o palhaco mais engracado que eu ja vir ti adoro de verdade beijinhosss

    ti adoro

  54. Dominike disse:

    Futuka, Voc é o palhaço mais LINDO e divertido que eu já vi.
    Adorei ter te conhecido Beeijos vou sentir muitaa faltaa sua “ME Liga que eu te dou um toque” rsrsrsrs 🙂 ~♥~ adoreii te conheçer…vs é mto liindo !

  55. Baba e TW disse:

    Eu sei que é mentira, que você não morreu.
    Te adoro volte logo aqui em Salobro….

    bjs…

  56. nivea blanco disse:

    palhaço futuka volta aki em mulungu do morro todo mundo aqui so fala em vc é futuka pra ca futuka pra la e é desse jeito vem de novo ta. beijossssss

  57. j...... disse:

    Adoroooooooooooooooooooo
    o palhaco futuka!

  58. Layla Verone disse:

    Achei muito interessante essa entrevista pois consequimos compreender o dia a dia dessas pessoas maravilhosas e encantadoras…
    E pela minha relação com daniel e completamente diferente com o futuka pois o geito dele é unico e explendido. Daniel é simpatico e encantador espero que nos reencontremos novamente…

  59. ueberty disse:

    futuca voçe marcou saldades no soares de america.

  60. Adriana Carneiro disse:

    É o Futuka é mesmo o melhor, alem de assistir quase todos mos espetáculos com os meus filhos, ainda tenho o DVD em casa, isso é que é gostar de circo e principalmente do FUTUCA

  61. paloma disse:

    lindooo

  62. dany disse:

    oi danielu henrriq meu nome e danielli moro em valente ba todos o circo que tem aqui eu vou i eu numca vi um circo tao legal divertido igual a esse esse circo tem varias pessoas legal gostei de tuane,sherom,richerde,marlei,mickei,scoob,micheli,zeca,e vc claro que e a alegria do circo vc mein conhece sou a menina que li pedio o orkut que todo dia eu ficava la no circo quando o espetaculo adorei vcs ta bjos em todos espero que um dai vcs voute por que de todos os circo que veio aqui o que eu gostei foi esse pois um circo nao e so apresenta de qualquer jeito um circo e como o de vcs apresentar e ter talento ta bjo adoro vcs ta

  63. Talline disse:

    Nossa vcs São mesmo encriveis adorei o circo do palhaço futuka e gostei de todos os palhaços e de todos que fez o espetáculo. (vcs e mesmo um espetáculo)

  64. esse não quem procurava pela foto não acho

  65. monalisa disse:

    marceloooooooooooooooooo vouta pra mim…..

  66. monalisa disse:

    vem aqui quando em xique xique?

  67. ola pessoal, sou andreia de varzea da roca bahia, e estou aqui pra dizer a todos vcs que eu, minha familia e meus amigos gostamos muito do circo húngaro, vcs sao muito engracados e talentosos, espero que esse circo nunca acabe e que vcs sempre tenham essa alegria contagiante, lhes desejo saude, paz e que sejam sempre assim felizes bjks xau

  68. MARIA NEUZA disse:

    Neuza. futuka vc nos trouxe muita alegria gostaria de revelos novamente Urandi bahia vc é d ++

  69. olá futuka td bem? gostria de te dizer q eu estou com muita saudade de vc,e dizer tbm q vc trouxe muita alegria ao povo urandiensse!!bjao saudades de ti!!
    se ligue doido kkk

  70. camila disse:

    oi futuka as pessoas estao disendo que vc estár morto mais eu não acredito por que vc é a minha espiraçao a doro o ceu circco venha dinovo em irece-ba
    OBRIGADA POR TUDO BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  71. Paulo disse:

    Apareçam novamente na cidade de Feliz Deserto – AL, o Circo deixou saudade!

  72. thiffany disse:

    eu sou de circo thiffany martins do circo sul america sou sua fan n1 e porque vc cortou ocabelo e hemrrique

  73. Hélio Ludovico disse:

    Olá Daniel, acho que você está no Circo Carrossel, pelo menos te ví em Juazeiro/BA por umas cinco vezes. Maravilhosa tua atuação e da sua equipe. Onde está o circo agora?

  74. alan disse:

    futuka gostei muito de sua prasença vc e um palhaço muito divertido, que Deus esteja sempre com vc nesa caminhada um forte abraço meu amigo….

  75. sophia brasfer disse:

    oi futukaa eu sou aquela sopha deriaho q tedeu aquele presente agentes encontra no facebook espero q nao seja verdadeq vc morreu n\e porfavor porfavor porfavor kkkkkkk

  76. Bruna disse:

    Por onde anda o palhaço futuka? alguém sabe??

  77. ingridhy disse:

    gostei muito do futuka vem mais vezes aqui em alto paraiso de goias com o circo holiday

Deixe um comentário